Gisele Bicaletto - Publicado em 12-03-2024 18:40
Requerimento de matrícula em 2ª chamada acontece em 12 e 13 de março
Reitora e pró-reitores detalham processo à Imprensa (Foto: CCS)

Em entrevista coletiva na manhã de segunda-feira (11/3), a Reitoria e a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar anunciaram a divulgação da nova lista de convocação em 2ª chamada para requerimento virtual de matrícula nos cursos de graduação da Universidade. O procedimento está sendo efetuado nos dias 12 e 13 de março. A lista está disponível neste link.

Foram convocadas 1.939 pessoas na lista corrigida, para os 66 cursos ofertados nos quatro campi da UFSCar. Em relação à lista que precisou ser cancelada, 42% das convocações indevidas foram absorvidas nesta segunda chamada, e as demais poderão ainda ser convocadas nas próximas chamadas (confira aqui a nota sobre a revogação da lista).

Ana Beatriz de Oliveira, Reitora da UFSCar, explicou detalhadamente o processo complexo que envolve a convocação dos candidatos para atender à nova Lei de Cotas (Lei nº 14.723, publicada em 13 de novembro de 2023). Uma equipe de trabalho com mais de 20 integrantes foi destacada para atuar diretamente com a preparação e divulgação desta segunda chamada. Além de atualização no sistema computacional, a nova lista passou por dupla checagem, envolvendo equipe técnica especializada e uma segunda equipe independente, coordenadas pela Reitoria e pela ProGrad.

"O processo é complexo e envolve uma movimentação constante das listas entre os grupos cotistas e de ampla concorrência e o remanejamento das vagas. Esse movimento valida o desempenho das notas dos candidatos e atende às diretrizes da nova Lei de Cotas", explicou a Reitora. "Até aqui, esse novo formato das convocações nas chamadas indica maior eficiência no preenchimento das vagas, mais um importante indicativo de acerto no desenho da Lei, que será efetivamente confirmado após a 4ª chamada", pontuou Oliveira.

Confira vídeo com esclarecimento sobre os processos de ocupação e de remanejamento de vagas e sobre as informações constantes na lista de convocação

Transparência
Essa dinâmica das listas também pode ser acompanhada pelas pessoas candidatas em planilhas com dados detalhados sobre: 1. ocupação de vagas em cada curso; 2. remanejamento de vagas entre grupos em cada curso; 3. situação de cada candidato constante na lista de manifestação de interesse da 2ª chamada. "O objetivo é ampliar a transparência de todo o processo realizado para a correção da lista, com informações que permitam a todas as pessoas interessadas a checagem do resultado agora divulgado", reforçaram as autoridades que participaram da coletiva. Essas planilhas podem ser acessadas aqui.

Outra informação importante destacada é que há, neste momento, 197 vagas não preenchidas mesmo com a segunda chamada, o que deve mudar, sempre para um número maior, conforme a dinâmica das confirmações de interesse, cancelamentos e resultados das análises documentais e socioeconômicas dos candidatos. "Nesse aspecto, essas vagas não preenchidas podem se configurar em diferentes contextos, como cursos sem candidatos para convocação, e que devem entrar no edital de vagas remanescentes; cursos com vaga e com candidatos em lista de espera; e cursos sem vagas e com candidatos em lista de espera. Toda a dinâmica das listas, análise de documentos e processos de confirmação e cancelamento de vagas podem alterar essa configuração e, a partir desse movimento, é que também serão feitas as 3ª e 4ª chamadas", esclareceu Daniel Leiva, Pró-Reitor de Graduação da UFSCar.

Próximas etapas
A equipe da Universidade ressalta a importância de os candidatos ficarem atentos às novas etapas e datas do processo: dias 12 e 13 é o prazo para requerimento virtual de matrícula para os convocados nesta segunda chamada (divulgada em 11/3); 19 a 22/3 período para confirmação de matrícula obrigatória (já a partir de 11/3 para candidatos aprovados em 1ª chamada); no dia 26/3 será a divulgação das listas para 3ª e 4ª chamadas; e manifestação virtual de interesse deverá ser feita nos dias 27 e 28/3. As informações detalhadas sobre esses processos está em matéria divulgada no Portal da UFSCar.