Analice Gaspar Garcia - Publicado em 29-04-2024 10:15
Reitoria expressa compromisso com a democracia e o diálogo
Greve e paralisações: Reitoria expressa compromisso com a democracia e o diálogo
A Comunidade UFSCar está acompanhando o cenário de movimentação em defesa da Educação Superior pública, gratuita e de qualidade e, mais especificamente, de valorização das carreiras de servidores técnico-administrativos em Educação e docentes. Na UFSCar, este é um cenário que já se expressa na greve de TAEs, deflagrada em 11 de março, na mobilização da categoria docente, com deliberação sobre greve prevista para acontecer nesta segunda-feira, e, também, nas manifestações das entidades estudantis em curso.

Talvez parte da comunidade não saiba, no entanto, que os últimos dias foram marcados por uma escalada de tensão e  tentativas de promoção de conflitos, movimentos que dominaram as redes digitais, sobretudo a mais difícil de ser monitorada - o WhatsApp. Mensagens falsas com ameaças e fomento artificial ao conflito circularam, com intenção de promover desinformação.

Diante desse quadro, a Administração Superior se dirige à comunidade universitária, já neste momento, reiterando seu compromisso com a defesa intransigente da Educação Superior pública, gratuita e de qualidade e, também, do direito de greve como instrumento de pressão frente a reivindicações que entende como legítimas. Nesse sentido, é indispensável que: 1. cada ator desse conjunto de movimentos, comprometido com essas defesas, esteja ciente da especificidade de seu papel e, ao mesmo tempo, respeite a especificidade da atuação dos demais; 2. não nos tornemos vulneráveis, enquanto Comunidade UFSCar, a movimentos com motivações estranhas à nossa pauta de reivindicações; 3. não sacrifiquemos, em nome de palavras de ordem não condizentes com os princípios e diretrizes que nos unem como Universidade, nossas possibilidades de diálogo e construção de consensos.

Esta é uma primeira mensagem, em caráter emergencial, de uma gestão cuja missão precípua é garantir condições de funcionamento adequado a todas as atividades institucionais e, também, de debate e construção democráticos. Neste momento, solicitamos calma a todas as pessoas e aos grupos diversos que nos constituem e, sobretudo, manifestamos estarmos atentos e prontos a construir, coletiva e democraticamente, as melhores soluções para atravessarmos esse momento delicado e, ao mesmo tempo, tão relevante não apenas para a UFSCar, mas para todo o sistema federal de Educação Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. A Reitoria já está entrando em contato com diferentes instâncias tanto de liderança das entidades, quanto de representação e de administração institucional, para que todos os canais de diálogo e de tomada de decisão estejam instituídos e legitimados neste cenário. Novas informações serão compartilhadas com a comunidade universitária ao longo de todo o processo.