Notícia

Barbara Khalil - Publicado em 10-05-2025 18:00
Manifestação sobre evento realizado no campus São Carlos
Manifestação da Administração Superior da UFSCar sobre evento realizado no campus São Carlos.
Manifestação da Administração Superior da UFSCar sobre evento realizado no campus São Carlos.
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lamenta os acontecimentos registrados na área do Palquinho na noite de ontem, 9 de maio, decorrentes da realização de uma festa não autorizada nas dependências do campus São Carlos. Entre os desdobramentos mais graves, segundo informações veiculadas pela imprensa local, supostamente uma pessoa teria sido ferida por disparo de arma de fogo. A Administração Superior está em contato com as instâncias competentes para averiguar a veracidade dessas informações, visto que não houve registro de boletim interno de ocorrência, e, de antemão, se coloca à disposição para contribuir com quaisquer ações para esclarecer essa situação.

Como se sabe, a realização de festas nos campi da Universidade é uma prática antiga e bastante discutida pela comunidade. Nesse sentido, nos últimos anos a Instituição se dedicou a construir ferramentas para garantir que esses eventos, quando realizados, sigam regras que minimizem riscos à segurança dos participantes, da comunidade acadêmica, da região do entorno dos campi e garantam a preservação do meio ambiente e do patrimônio institucional. Assim, em 2022 foi aprovada uma atualização da Política de Segurança da UFSCar e, em 2024, uma resolução que regulamenta a forma como atividades acadêmicas e festas devem ser realizadas nos campi (Resolução ConsUni nº 7). A UFSCar compreende a importância das festas e eventos como expressões legítimas da cultura e da vida estudantil, espaços de convivência e celebração, mas reafirma que essas iniciativas não podem estar dissociadas de princípios básicos de segurança, respeito mútuo e responsabilidade coletiva. 

Diante do ocorrido, a Reitoria reforça que a suspensão temporária da autorização de festas que não estejam formalmente vinculadas às atividades acadêmicas autorizadas pela instituição se mantém vigente até que os protocolos constantes da Resolução nº 7 sejam implementados e as estratégias para que eles sejam assegurados sejam aprimoradas. Medidas adicionais serão tomadas para evitar que eventos não autorizados aconteçam nas dependências dos campi, particularmente em São Carlos. Para tanto, a Comissão de Segurança da Universidade será imediatamente mobilizada, com ampla participação da comunidade interna - estudantes e trabalhadores - e da comunidade externa, para que a regulamentação já aprovada seja respeitada e garanta a realização de eventos saudáveis, seguros e comprometidos com os direitos de todos os que deles participem.

Reiteramos nosso compromisso com a promoção da cultura universitária em sua potência formativa, diversa e democrática, e convocamos todas e todos a construírem, coletivamente, um ambiente universitário cada vez mais seguro, acolhedor e respeitoso.