Notícia

Barbara Khalil - Publicado em 27-08-2025 13:00
UFSCar conquista 98 bolsas de produtividade em chamada do CNPq
Pesquisadores e pesquisadoras aprovados atuam em 24 áreas de pesquisa diferentes
Pesquisadores e pesquisadoras aprovados atuam em 24 áreas de pesquisa diferentes

Em julho de 2025, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou o resultado da Chamada 18/2024, que mobilizou cerca de R$ 466,7 milhões e concedeu 6.057 bolsas a pesquisadores e pesquisadoras de instituições brasileiras que alcançaram alto patamar de produtividade nos últimos anos. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi contemplada com 98 bolsas e teve outros 66 projetos com mérito reconhecido, mas que ficaram abaixo da linha de corte dos recursos financeiros disponíveis.

O resultado alcançado pela Universidade em 2024 foi superior aos dos últimos dois anos: 36% a mais em relação a 2022, ano em que 72 bolsas foram aprovadas, e 42% a mais que em 2023, quando 69 bolsas foram aprovadas. Além disso, 24 áreas de conhecimento foram contempladas no último edital, enquanto 21 áreas foram contempladas em 2022 e 20 áreas foram contempladas em 2023.

O edital 18/2024 englobou, pela primeira vez, as três categorias de bolsa produtividade financiadas pelo CNPq: Produtividade em Pesquisa (PQ), Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr) e Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). O documento também modificou os critérios para o enquadramento das pesquisadoras e pesquisadores, que passaram a ser classificados em três níveis - A, B ou C, além de alterar o tempo de duração das bolsas. A partir da Chamada de 2024, bolsistas enquadrados no nível C passaram a ser financiados por três anos, bolsistas nível B passaram a ser financiados por 4 anos e bolsistas nível A por 5 anos.

A UFSCar teve pesquisadores e pesquisadoras de todas as categorias contemplados na Chamada 18/2024. Do total de aprovados, 3 bolsistas receberão bolsas Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora de nível C e 2 receberão bolsas Produtividade em Pesquisa Sênior de nível A. Entre os bolsistas Produtividade em Pesquisa, 6 foram classificados no nível A, 7 no nível B e 80 no nível C. Esses cientistas atuam em 24 áreas de pesquisa diferentes: Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Gestão Ambiental, Biotecnologia, Estatística, Psicologia, Artes, Filosofia, Letras, Ciências Biológicas, Matemática, Educação, Pedagogia, Computação, Ciências Sociais, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Gerontologia, Educação Física e Ciências da Informação. 

Para o Pró-Reitor de Pesquisa, Pedro Sérgio Fadini, os resultados conquistados pela UFSCar na Chamada 18/2024 indicam a qualidade e o reconhecimento do trabalho científico desenvolvido na Universidade. "Esses resultados mostram o compromisso da UFSCar com a pesquisa de excelência, um dos pilares fundamentais da nossa Instituição. Nos empenhamos muito para desenvolver ciência e inovação com impacto social e ver tantos pesquisadores e pesquisadoras da UFSCar se destacando em suas áreas nos mostra que estamos no caminho certo", afirmou o gestor.