Notícia

Denise Britto - Publicado em 11-12-2025 12:30
Portal de e-zines da UFSCar ganha plataforma de vídeos
Conteúdo, agora também no YouTube, tem chamado atenção de editoras (Imagem: Reprodução)
Conteúdo, agora também no YouTube, tem chamado atenção de editoras (Imagem: Reprodução)
O portal de e-zines (www.e-zine.ufscar.br) - que reúne publicações online em formato de revista elaboradas e produzidas por estudantes de diversos cursos da UFSCar - foi atualizado com as produções do primeiro semestre de 2025. Outra novidade para este ano é o Z-Tube, um canal no YouTube que disponibiliza os e-zines no formato vídeo documental.

Em 2025 foram produzidos 18 e-zines, que se somam a um total de 225 publicações no portal. 

Já o vídeo de estreia do Z-Tube é "Cerrado: o coração da UFSCar - a savana mais rica do mundo", que, em seus 11 minutos, passeia com o espectador, pelo fragmento de cerrado que existe no Campus São Carlos da UFSCar, em imagens e entrevistas. 

Os novos e-zines e o primeiro Z-Tube podem ser visitados no site do projeto, em www.e-zine.ufscar.br

Z-Tube
O Z-Tube surgiu "em meio às discussões da equipe de trabalho. Em um brainstorm há mais de dois anos, pensamos que seria interessante diversificar e fiquei com isso na cabeça até que uma equipe do curso de Licenciatura em Biologia topou fazer o vídeo", conta Dirceu Cleber Conde, professor do Departamento de Letras (DL) da UFSCar.

Para a produção do novo formato, são critérios, segundo o professor da UFSCar, que o vídeo tenha entre 10 e 15 minutos e mantenha a liberdade editorial, usando textos, entrevistas etc., sempre com originalidade. Ele explica que os e-zines do portal e do YouTube são produtos separados. "As equipes de estudantes são convidadas a participarem escolhendo um dos formatos. O interessante para quem escolhe o vídeo é aprender a lidar com roteiro, edição, entrevistas etc.".

O projeto
O projeto do portal de e-zines da UFSCar tem como perspectiva gerar conhecimento nas interfaces entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Linguagem. Atualmente, conta com 225 publicações organizadas nos temas: Arte, Ciência, Cultura e Sociedade, Esporte, Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida, e Tecnologia. Este ano, teve à frente da coordenação a professora Carolina de Paula Machado, do DL/UFSCar.

O portal de e-zines foi criado durante a pandemia para publicar a produção dos estudantes nas disciplinas de Comunicação e Expressão, Língua Portuguesa e Leitura, Redação e Produção Textual. "Nelas, os estudantes participam de várias etapas até o produto final, nesse percurso, muitos temas relacionados à produção de texto, à pesquisa e à divulgação científica são abordados. Contudo, o maior destaque do projeto é, sem dúvidas, a liberdade editorial que estimula a criatividade dos autores, atributo indispensável aos novos profissionais", explicita o Dirceu Conde.

"Editoras de todo o Brasil têm entrado em contato com a coordenação do Projeto para solicitar autorização para uso de algumas e-zines em suas publicações, dada a atualidade e qualidade dos temas", revela o professor da UFSCar, que irá coordenar o projeto no próximo ano.

Saiba mais sobre o projeto em www.e-zine.ufscar.br.