Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 02-05-2017 13:00 - Atualizado em 02-05-2017
Orquestra da UFSCar busca parceiros para Concerto de Inverno
Orquestra da UFSCar busca parceiros para Concerto de Inverno. Foto: FAI.UFSCar
A Orquestra Experimental da UFSCar busca patrocinadores para realizar o seu tradicional Concerto de Inverno, que acontecerá em julho deste ano. O Governo do Estado de São Paulo já autorizou a captação de recursos por meio do Programa de Ação Cultural - ProAc ICMS, que permite às empresas, além de associar suas marcas ao Concerto, receberem de volta o valor investido na forma de desconto no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Há 25 anos, a Orquestra da UFSCar contribui na formação de músicos e democratiza o acesso à música instrumental com seus concertos. "Uma das formas de mantermos esse trabalho, que envolve pelo menos 100 músicos, é por meio do apoio de empresas e incentivos governamentais", afirma a regente Carol Joly.

O Concerto de Inverno terá duas apresentações com um músico convidado, uma para alunos das redes estadual e municipal de Educação e outra com retirada de ingressos. Para o sucesso do evento, estão previstas a contratação de toda a infraestrutura de apresentação e transporte, divulgação e o registro em vídeo do espetáculo para publicação na internet.

"Nosso objetivo com esse projeto, assim como todos os que fazemos, é realizar um evento gratuito para a comunidade, buscar a valorização dos músicos, difundir a cultura brasileira e democratizar o acesso à cultura", destaca Joly.

A Orquestra - A Orquestra Experimental da UFSCar se dedica ao estudo, pesquisa e desenvolvimento de um repertório voltado especialmente à música instrumental brasileira. Os músicos, de todas as idades, são de São Carlos e região, além de alunos, professores e funcionários da UFSCar. A Orquestra já recebeu mais de 500 músicos amadores e profissionais e tocou com artistas consagrados, como Paulo Moura, Dominguinhos, Mozart Terra, Ivan Vilela, Clóvis Beltrami, entre outros, e realizou cerca de 30 concertos anuais em diferentes cidades.

Desde 2006, o ProAC ICMS teve 1.220 projetos aprovados para captação de recursos. Ao longo de sua história, já são cerca de 7.200. Saiba mais pelo site do Governo de São Paulo. Acompanhe também tudo sobre a Orquestra no site www.orquestraufscar.com.br ou pela página www.facebook.com/orquestraexperimentalufscar.