Mariana Pezzo - Publicado em 31-01-2023 08:00
Plataforma digital reúne conhecimentos sobre São Carlos
Frederico Yuri Hanai e Priscila Marcon apresentam a plataforma (Reprodução)
Lançada em dezembro do ano passado, a plataforma digital Observa Sanca - Observatório de Difusão do Conhecimento para Ações Transformadoras visa tornar acessíveis o conhecimento científico e, também, outras informações sobre a cidade de São Carlos. Já estão na plataforma materiais produzidos pelos grupos responsáveis pelo projeto, organizados nas categorias de textos, mapas e imagens, e a ideia, a partir do convite feito a outras instituições e pessoas no evento de lançamento, é expandir e diversificar esse acervo.

A iniciativa é vinculada a programa de extensão coordenado por Renata Bovo Peres, docente no Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da UFSCar. Integram a iniciativa outros docentes e pesquisadores também vinculados ao DCAm e ao Departamento de Hidrobiologia da UFSCar, junto a parceiros na Universidade de São Paulo - do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) e do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) - e na Prefeitura Municipal de São Carlos (PMSC).

Frederico Yuri Hanai, docente no DCAm, e Priscila Marcon, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm) da UFSCar, participaram de entrevista a Na Pauta que estreia, nesta terça-feira (31/1), a temporada 2023 do programa, que chega em novo formato, gravado presencialmente. Na conversa, Hanai explica que a ideia da plataforma surgiu justamente da experiência de integrantes dos grupos parceiros precisarem, para suas pesquisas, de materiais nem sempre facilmente acessíveis, espalhados por diferentes locais. A ideia, com o Observa Sanca, é facilitar esse acesso não somente para fins acadêmicos, mas também para subsídio à tomada de decisões relativas a políticas públicas, por exemplo, dentre outras possibilidades.

"Os dados com os quais trabalhamos dizem respeito à cidade de São Carlos e ao seu futuro, do ponto de vista de termos um histórico e, a partir desse conhecimento, ter subsídios para pensar novas estratégias de planejamento, de organização do espaço, bem como para ações específicas envolvendo o Município", afirma o docente. "A união dos grupos foi no sentido de olhar para São Carlos a partir da questão urbanística, de planejamento territorial, envolvendo aspectos ambientais e sociais. Percebemos, então, a necessidade de expandir o projeto, ampliar as informações disponíveis, e por isso fizemos o evento em dezembro, como um convite que, felizmente, teve muita adesão", complementa.

O grupo desenvolveu metodologias para indexação dos materiais disponibilizados, bem como para a realização de buscas na plataforma, que também têm o objetivo de facilitar o acesso às informações. "Nós sempre comentamos que não queremos tornar a plataforma um 'depositório'. Nossa intenção é que as informações se tornem cada vez mais acessíveis, e por isso trabalhamos com metadados e, também, planejamos para o futuro outros tipos de apresentação, como de indicadores, mapa virtual", detalha Marcon.

A íntegra da entrevista já pode ser conferida aqui no Portal da UFSCar, na seção de vídeos, e também no canal UFSCar Oficial no YouTube. Sugestões de temas e outras mensagens relativas a Na Pauta podem ser enviadas ao e-mail ccs@ufscar.br. O programa é uma realização da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), da Assessoria de Comunicação da Reitoria, do Instituto da Cultura Científica (ICC), da Rádio UFSCar e do Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (NAIIPEE), vinculado à Fundação de Apoio Institucional (FAI-UFSCar).