Adriana Arruda - Publicado em 29-01-2024 08:00
Programa de debates destaca internacionalização no escopo universitário
Episódio fala sobre o papel da SRInter no cenário da internacionalização (Imagem: Divulgação)

O processo de internacionalização no âmbito universitário é essencial para fortalecer a presença da instituição no cenário mundial do Ensino Superior e da pesquisa, além de trazer vivências enriquecedoras à comunidade acadêmica.

Na UFSCar, a Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) desempenha um papel fundamental nesse contexto, com a missão de ampliar as oportunidades de mobilidade acadêmica para docentes, estudantes, pesquisadores e técnico-administrativos.

Estas temáticas foram abordadas no quinto episódio do "Conexão Federal", que contou com a participação de Márcio Weber Paixão, Secretário Geral de Relações Internacionais da Instituição, e Tatiane Ferreira Olivatto, doutoranda em Engenharia Urbana na UFSCar e participante do Programa Escala, da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), com experiência em mobilidade na Universidade Nacional do Litoral, na Argentina.

O produto, em formato videocast, tem o objetivo de fomentar debates construtivos, por meio da disseminação de iniciativas relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão do ambiente universitário, e entender como elas se relacionam com a vida das pessoas.

Ao longo do episódio, os convidados conversam com a jornalista do Instituto da Cultura Científica (ICC), Adriana Arruda, sobre o papel da Secretaria no apoio a oportunidades de intercâmbio, colaboração internacional e acordos de cooperação para a comunidade acadêmica, bem como no recebimento e no acolhimento de estudantes de outros países.

Também compartilham suas experiências em intercâmbios, trazendo, para debate, desde os benefícios dessas vivências para a pesquisa, até os desafios enfrentados pelo caminho.

A série "Conexão Federal" tem publicação no YouTube, Instagram e outras redes sociais da UFSCar, e também no Portal da UFSCar e site do ICC. Além da íntegra de cada episódio, vários "cortes" são publicados no Instagram, para fomentar o engajamento do público com a temática selecionada.

A iniciativa é uma realização do ICC, com o apoio do Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (NAIIPEE), vinculado à Fundação de Apoio Institucional (FAI-UFSCar).

Sugestões de temas para os próximos episódios do videocast podem ser feitas pelo e-mail culturacientifica@ufscar.br.

O episódio completo pode ser assistido aqui e abaixo: